segunda-feira, julho 07, 2008

Espelho, espelho meu

http://facesionline.files.wordpress.com/2007/05/espelho.jpg?w=238&h=341

Valmir Nascimento Milomem Santos
Blog: E agora, como viveremos?

Alguns anos atrás, quando trabalhava em uma instituição financeira multinacional, participei de vários eventos de qualificação profissional. Em um desses eventos, logo no início das atividades, o palestrante informou a todos os participantes que a empresa em que trabalhávamos havia adquirido a máquina mais moderna até então criada no mundo.

Segundo ele, a instituição havia investido um boa soma de dinheiro naquele equipamento, e que naquele mesmo dia seria apresentado a todos nós, no final do treinamento. Tal máquina estava bem ali, há alguns metros, no canto da sala, coberta por uma grande toalha escura, cujo acesso não era permitido.
.

Estávamos todos curiosos. Aliás, quem não ficaria? Contávamos as horas e os minutos nos dedos para conhecermos essa fabulosa criação.

Até que o momento chegou.

E para não perder o costume, o instrutor fez aquele clima, repleto de suspense:

- Senhoras e Senhores. – Começou ele.

- Quero a máxima atenção de todos vocês, para esse momento memorável de vossas vidas. Daqui alguns segundos vocês conhecerão a máquina mais moderna já criada pelo homem, que é responsável pelo solução de todos os seus problemas. Uma máquina que se bem manipulada poderá levá-los a um lugar que vocês nem imaginam.

- Que maravilha, pensávamos nós.

- Para conhecer esse equipamento – prosseguiu o palestrante - cada um de vocês deverá entrar naquele espaço, ali no canto da sala, coberto por uma cortina, e, silenciosamente, deverão olhar a máquina, e em seguida, sair sem contar nada aos colegas que ainda não entraram.

E a curiosidade aumentava ainda mais.

Cada um dos colegas que entravam no espaço saiam sérios, cabisbaixos.

Até que chegou a minha vez. Era o momento em que eu conheceria a máquina mais moderna já inventada. Caminhei em direção ao espaço, com os passos firmes. Abri a cortina, e adentrei ao local. Ao fundo, vislumbrei a tal máquina: meu próprio reflexo num espelho, com a seguinte frase escrita: Você é máquina mais importante do mundo!

GERAÇÃO DE OLHOS ALTIVOS

Esse tipo de expediente, tal qual narrado, é muito comum atualmente. Afinal vivemos um cenário de completa valorização do ego. Os escritor de Provérbios, antevendo tal contexto, deixou registrado que “há uma geração cujos olhos são altivos, e as sua pálpebras são sempre levantadas” Pv. 30.13.

Não existem dúvidas de que estamos inseridos no meio dessa geração. Notoriamente, o mundo moderno está envolto numa teia esotérica, onde o pensamento positivo e a lei da atração apresentam-se como insufladores do individualismo e do egocentrismo, sob o argumento de que por meio do descobrimento dos seus valores e potencialidades internas o ser humano pode conseguir tudo quanto queira, sem que hajam barreiras capazes de frustrar o seu intento.

Idéias como essas são sedutoras, e levam o homem ao egoísmo. Elas massageiam e incham nosso ego. Esse tipo de pensamento nos induz a agirmos como a Rainha Má do conto de Branca de Neve e os Sete Anões, que ao olhar para o espelho mágico, perguntava: “Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela que eu”. Na estória, quando o espelho respondia que Branca de Neve era a mais bela, a Rainha se corroía de ódio e ciúmes.

Atualmente, a doutrina da auto-ajuda nos motiva a indagar: “Espelho, espelho meu, existe alguém mais importante do que eu?”. O problema é que quando percebemos que não somos tão importante – para o mundo - quanto o nosso ego gostaria, ingressamos num mundo obscuro de ciúmes em relação àqueles que estão numa situação melhor do que a nossa; cujo carro é mais novo ou que tenha uma casa maior do que a que possuímos. Assim, para atender aos anseios do ego, alguns descambam para uma vida de aparência, compram roupas, carros e jóias simplesmente para aparentarem serem alguma coisa. Compram livros para parecerem intelectuais. Fazem plásticas para parecerem bonitas.

ELES RECONHECEM…

A visão de que o mundo se enveredou por caminhos tortuosos em busca de sucesso e realizações, tendo o ego como ponto de partida, é tão patente que até mesmo alguns dos palestrantes do “desenvolvimento pessoal” reconhecem que a situação é caótica. Em Heróis de Verdade Roberto Shinyashiki escreve que “nunca se viu, em toda a história da humanidade, um culto ao ego tão exacerbado como o de hoje. As pessoas – diz Shinyashiki - desenvolvem a necessidade de fingir que sabem tudo, ganham todas e acertam sempre. Cada vez mais, exige-se que a pessoa mostre o que não não é, fale o que não sabe e exiba o que não tem. Nesse mundo de ostentação, as pessoas se encontram mas não se relacionam, trabalham mas não se realizam e, principalmente, vivem sem conhecer a própria alma.”

O REFLEXO DE CRISTO

Segundo as Escrituras, o ego deve ser constantemente suplantado. Ele está ali para ser tratado com indiferença. Foi isso o que Cristo quis dizer quando mencionou “Se alguém quer vier após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz”. Negar a si mesmo, é o mesmo que neutralizar o ego inflamado. É não dar ouvidos a todos os seus pedidos tresloucados, a fim de viver um vida cujo Senhor não é o nosso próprio ego, mas sim Cristo. Afinal, o cristão deve refletir, não o seu próprio reflexo, mas o reflexo de Dele. Paulo escreveu:

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. 2Co. 3.18

O reflexo de Cristo em nossas vidas deve-se ao fato de que, após a transformação pela Palavra, o nosso “eu” não tem mais espaço, porque é Cristo quem vive em nós, pois já estamos crucificados com Ele:

“Já estou crucificado com Cristo, e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. Gl. 2.20

Assim, quando olharmos para o espelho, é bom perguntarmos:

“Espelho, espelho meu,

reflito a glória de Cristo

que por mim morreu?”


Autor:Valmir Nascimento Milomem Santos
http://comoviveremos.com/



Nenhum comentário: