segunda-feira, julho 07, 2008

Davi - o exemplo de despreendimento

PR. CARLOS ROBERTO SILVA
Blog Point Rhema

Davi deu testemunho de desprendimento e coração voluntário, justificando o título de HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS, em algumas ocasiões, no entanto, a que particularmente me chama a atenção, foi quando abriu mão do seu sonho de construir o templo para servir de casa de adoração a Deus.

Imaginemos alguém apresentando a Deus a melhor de suas intenções, a de construir-lhe um templo, e a bem da verdade, é importante salientar que não era qualquer projeto, em comparação com os padrões da época.

Uma obra de ponta, utilizando-se o que de melhor havia na terra em termos de materiais e tecnologia e, de repente ouve a informação de que a obra deveria ser feita, mas não por ele, mas por seu filho Salomão.

O que chama a minha atenção, que não houve a menor resistência ou implicância de Davi para com Deus. Talvez se fosse outro, replicaria, procuraria convencer a Deus do seu projeto, quem sabe até do seu sonho, mas Davi não o fez.

A oração de Davi em adoração, louvor e agradecimento a Deus é algo simplesmente fenomenal. Nenhuma pitada ou vírus de ressentimento, angústia ou mágoa. Aceita prontamente a PERFEITA VONTADE DE DEUS e parte para a ação.

Chama seu filho, conscientiza-o do que Deus quer, dá-lhe conselhos e já entrega a planta e a responsabilidade do projeto. Como se não bastasse, chama ainda os príncipes, seus assistentes, os profissionais e artífices e ministra-lhes as orientações dadas por Deus.

Por fim dá o exemplo maior de desprendimento, tirando do seu próprio tesouro todo tipo de material para a construção, convocando ainda o povo para que faça o mesmo.

Que bom que conseguíssemos observar homens desprendidos assim em nossos dias, e isto em todas as áreas da vida, seja na vida privada, pública e até mesmo eclesiástica, gente muito mais comprometida com DEUS do que com a Sua obra. COMPROMETIMENTO REAL COM DEUS GERA DESPRENDIMENTO EGOISTA COM A SUA OBRA.

Vejo Davi ouvindo a Deus e, portanto, trilhando na contramão da cultura humana.

Quando Deus é ouvido: O privado cede para o público, o individual para o coletivo, o particular para o que é de todos e o humano para o que é sagrado.

Davi fez de tudo já sabendo que não construiria o templo, por esse motivo não esvaziou o cofre, muito pelo contrário, fortaleceu-o, não escondeu o projeto, mas voluntariamente entregou-o ao sucessor, não desestimulou o segundo escalão do seu governo, recomendou-lhes que estivessem junto de Salomão.

O que conhecemos hoje em termos de apego às administrações é justamente o contrário, e isso em praticamente todas as áreas da administração.

É bom salientar que Davi não agiu como um tolo, como um alienado. Ele sabia exatamente o que estava fazendo, talvez o maior investimento que um ser humano possa fazer:

OUVIR A VOZ DE DEUS ASSUMINDO A SUA PERFEITA VONTADE.

Escrevo estas linhas com muito temor e tremor. Não pretendo lançar setas contra qualquer líder ou pessoas, mas entendendo e refletindo para mim mesmo que para atitudes desprendidas, é necessário em primeiro lugar, um coração também desprendido, um coração do jeito que Deus quer.

Publico aqui esta reflexão pedindo a Deus que, em caso de mais alguém assim também o entender assuma esta postura para sua vida.

"
Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia". 1 Coríntios 10:12

Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

Edifiquemo-nos com a essa leitura:
Pelo que Davi louvou ao SENHOR perante os olhos de toda a congregação e disse: Bendito és tu, SENHOR, Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade. Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe. E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e dar força a tudo. Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos e louvamos o nome da tua glória. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes coisas? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos.

Autor: Pastor Carlos Roberto Silva
Blog Point Rhema.
http://pointrhema.blogspot.com



Nenhum comentário: