domingo, fevereiro 03, 2008

Evangelho fora de foco


Autor: Pastor Carlos Roberto Silva

Sempre que é possível me ponho a meditar sobre as questões e circunstâncias que estão à nossa volta, e porque não dizer também de uma autocrítica da minha própria participação, opiniões e, naturalmente, acerca de tudo que me vejo envolvido.

O fato é que, ao final, em muitas situações percebo como resultado um EVANGELHO FORA DE FOCO.

A foto que propositalmente postei neste artigo, é uma boa ilustração.

Havia fotógrafo, máquina fotográfica, alvo definido, porém, um operador do equipamento que, propositalmente ou quem sabe até mesmo involuntariamente errou no foco.

O resultado é que, mesmo existindo todos os ingredientes que acima mencionei, foi revelada na verdade uma foto, no entanto, distorcida, descaracterizada, ou seja, que não atingiu os objetivos propostos.

Estamos realmente envolvidos com o Reino de Deus e sua obra, porém, o problema consiste no fato de que os trabalhos se avolumaram, a Igreja cresceu e se institucionalizou. Como conseqüência natural, a organização exige representatividade social, política e eclesiástica, porém, a pergunta que não quer calar é a seguinte: Qual nossa maior motivação para toda essa movimentação?
É necessário que haja muita oração, força de vontade, paciência, trabalho e persistência por parte das lideranças ministeriais, para que haja o equilíbrio necessário e não se perca o foco do evangelho.

Para que existe a Igreja?

Qual a sua principal missão?

Qual o seu principal alvo e suas prioridades?

Resido em uma cidade onde está a planta do maior parque petroquímico da América do Sul. Neste parque existe uma grande empresa siderúrgica, a qual para realizar seu principal negócio, cerca-se de toda uma gama de prestação de serviços periféricos de manutenção, acessórios e até mesmo sociais e humanos, porém, no dia em que deixar de fabricar aço que é o seu principal negócio, todos os assuntos e serviços periféricos deixarão de ter sentido.

A Igreja não pode perder o seu foco de evangelização
e guerra espiritual.

Jesus disse:
Edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus 16: 18

Também disse:

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crê e for batizado será salvo, mas quem não crê será condenado. Marcos 16: 15

O apóstolo Paulo escrevendo à Igreja de Éfeso disse:

Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6: 12

Poderemos construir grandes catedrais, criarmos e administrarmos impérios de comunicação e mídia em geral, participarmos da vida pública e tudo mais, no entanto, se deixarmos de pregar o evangelho e lutarmos contra o inimigo para arrancarmos as pessoas das garras de satanás, nada estaremos fazendo. Perdemos o foco e a fotografia revelada será irreconhecível por Deus e pelo próprio mundo.

O apóstolo Thiago disse:

A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo. Tiago 1: 27

Ora, se não agirmos assim, estaremos contribuindo para uma fotografia desfocada do evangelho.

Por esse infeliz motivo, muitos vêem a Igreja como um partido político ou mesmo uma empresa, ainda que saibamos que não é. Outros vêem nossos grandes líderes como mega empresários e formadores de opinião política, porém, lamentavelmente não os vêem como homens de Deus e líderes espirituais. Recentemente um grande Jornal impresso da nação, definiu certa Igreja Evangélica como um grande conglomerado de negócios religiosos, políticos e de comunicação.
Por isso, o apóstolo Paulo orientando o jovem pastor Timóteo disse:

Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 2 Timóteo 2: 4.

Não quero de forma alguma passar aqui uma postura de radical, até porque não é meu perfil, no entanto, tenho que lembrar a mim mesmo, que não posso perder o foco do evangelho e da minha chamada ministerial.
Infelizmente, já ouvimos de gente sendo consagrada ao santo ministério porque fala bem, por ser um grande comunicador, administrador e até mesmo construtor.

Não encontramos isso na Bíblia, afinal, onde estamos querendo chegar?

Que evangelho está se pregando e que igreja se está a edificar?

O que estamos fazendo com o rebanho que o Senhor nos confiou?

Diz a Palavra de Deus:

Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Atos 20: 28

Na vida pública, os parlamentares são eleitos para legislar e fiscalizar o executivo. Na prática se vêem tão envolvidos com o clientelismo de suas bases eleitorais e com o lobby em prol dos mantenedores de suas campanhas que, na verdade, muito pouco podem executar de sua principal função.

Não estamos porventura caindo no mesmo erro?

É tempo de revermos paradigmas, para que possamos retornar aos importantíssimos princípios do evangelho e voltarmos às funções e ações realmente a ele inerentes e pertinentes.

Que Deus tenha misericórdia de nós!
Com muito temor e tremor, lutando para acertar,


Pr. Carlos Roberto Silva
Blog Point Rhema
http://pointrhema.blogspot.com

.

Nenhum comentário: