segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Como anda sua aljava?

autor: Daladier Lima

II Reis 13 traz uma história comovente. O profeta Eliseu, velho à época, padecendo da doença que morreria, recebe a visita de Jeoás, rei de Israel. Este inicia o diálogo com delongas e elogios, mas Eliseu lhe pede que apanhe umas flechas e o arco, sem especificar quantas. O texto dá a entender que o rei apanha apenas quatro flechas, entre as várias disponíveis. O profeta põe a mão sobre a de Jeoás, que segura o arco, e assim é atirada a primeira flecha. Eliseu vibra e Jeoás recebe a promessa de que venceria a guerra iminente contra os sírios. Mas o profeta vislumbrava um horizonte mais distante, ele ordenou que o rei pegasse mais flechas e as lançasse. Como só restavam três, ele só fez três novos lançamentos. Isto indignou o profeta, que lhe deu o veredicto: só haveriam mais três vitórias.

Esta passagem, ríquissima de conotações e mensagens nas entrelinhas, traz para o presente a carência de ousadia para vencermos as lutas da vida. Quantas vezes a vitória está tão perto, mas nós nos recusamos a lançar novas flechas, acreditando que as lançadas até então são necessárias? O profeta aconselhou o rei a que deveria lançar o dobro de flechas, ou seja, redobrar o esforço, mesmo quando a vitória já estava prometida. A Bíblia é riquíssima em menções a batalhas não vencidas e oportunidades não aproveitadas. Quase sempre houve uma confiança exagerada na promessa. Deus sempre pede persistência a quem ele promete alguma coisa.

Outra abordagem é que a oportunidade nem sempre se repete. Aquele rei jamais teria outra ocasião para vencer. Foi lhe dada uma única oportunidade de vitória. É por isso que se diz: "Não é todo dia que passa um cavalo selado diante de nós. Quando o seu passar, faça por onde montá-lo!". É, portanto, urgente aproveitarmos as oportunidades. Todos os dias vemos gente chorando, nas encruzilhadas da vida, porque não conseguiu isto ou aquilo, e quando começamos a conversar com esta pessoa descobrimos que ela deixou passar as oportunidades surgidas.

Por fim, temos o elemento visão. A oportunidade de enxergar além do que se configura no momento. Foi o que aconteceu a Abraão. Quando Ló, seu sobrinho, escolheu as campinas fertéis de Sodoma, um espectador veria somente pedras, mas Abraão creu que ali poderia sustentar seu rebanho, e pela fé ele via este crescimento determinado pela vontade divina. A história veio provar que ele tinha razão. Na história em apreço Eliseu estava velho, mas via adiante, via além de Jeoás e de sua própria morte.

E aí? Quantas flechas você atirou nos últimos dias? Ou quantas flechas você ainda tem em sua aljava? Mas, cuidado, para não sair por aí dando flechada em ninguém, muito menos no Diabo. Seu compromisso é com Deus!


Autor: Daladier Lima

Blog Reflexões sobre quase tudo

http://daladier.blogspot.com



.

Nenhum comentário: