domingo, dezembro 16, 2007

A verdadeira Teologia


Precisamos diferenciar a
verdadeira TEOLOGIA
da "tiologia"

Pb. Alípio Fernandes

A Teologia em si, como busca da ortodoxia (a doutrina teológica correta), surgiu dos desafios impostos aos ensinamentos cristãos por sectários que se apresentavam diante da Igreja e do mundo pagão como cristãos mais genuínos ou importantes do que os principais herdeiros dos apóstolos. Esses desafios à mensagem apostólica e à autoridade dos sucessores nomeados pelos apóstolos tiveram tanto sucesso em criar caos e confusão que se tornou imprescindível o desenvolvimento de uma reflexão teológica formal para combatê-los.

Por que a Teologia é necessária:

1º - Porque agrupa, estabelece e enfatiza as doutrinas da fé cristã, que são essenciais para o estabelecimento entre o crente e Deus. As doutrinas estão intimamente ligadas à nossa declaração de fé.

2º - Porque a verdade doutrinária e a experiência existencial são relacionadas entre sí. A verdade bíblica apresentada pela TEOLOGIA deve afetar nossa vida cotidiana, provocando mudanças positivas em nossa vida espiritual.

3º - Por causa da grande quantidade de alternativas e desafios que abundam em nosso tempo. São as alternativas seculares como o humanismo, que advoga o secularismo e aponta o homem como senhor do seu destino; o marxismo ateu, que aponta para uma sociedade sem classes e nega tudo o que é espiritual.

4º - Porque seu estudo diligente é uma poderosa arma contra os falsos ensinos. Vivemos uma verdadeira "babel" de seitas, modismos e religiões falsas. São grupos que podem ser identificados pelas seguintes características: ambição financeira, ânsia por poder e negação das verdades bíblicas. O melhor antídoto contra essas heresias é o conhecimento doutrinário e teológico.

5 - Reforça a visão e o labor pastoral. A Boa Teologia alimenta a visão do líder e dinamiza o seu labor ministerial. Fortalece suas convicções e leva os seus liderados à maturidade espiritual, protegendo-os contra a voracidade dos lobos vestidos de ovelhas.

É uma insensatez criticar a teologia ou aqueles que estudam essa disciplina, porque na realidade, todos somos frutos de uma escola de pensamento teológico. Como pentecostais, cremos no batismo do Espírito Santo, na cura divina, na atualidade dos Dons espirituais, na busca da santidade e etc. Foi através da teologia que nossos antepassados chegaram a esses pressupostos teológicos. Outro paradoxo, é que muitos dos que criticam o estudo teológico, estudam TEOLOGIA! O que é a Escola Bíblica Dominical`? É um centro por excelência, de estudos Teológicos. Muitos crentes reticentes quanto à Teologia são alunos assíduos da Escola Bíblica Dominical!

A recomendação bíblica é:

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja CORRETAMENTE a palavra da Verdade". ( 2 Timóteo 2:15)
Abraços Fraternais

Pb. Alípio Fernande
AD Santo André - SP


.

Nenhum comentário: