sábado, dezembro 15, 2007

Copenhagen 2009

Ban Ki-moon - Secretário da ONU

Artigo de João Cruzué

BALI, INDONÉSIA - Depois de um dia cansativo de muitos discursos emocinados, representantes de 200 países presentes na conferência da ONU em Bali tiveram um vitória inesperada. Acuados e acutilados no "fígado" desde a recusa de assinatura do Protocolo de Kyoto, os Estados Unidos ergueram a bandeira branca, quanto o principal assunto do momento: o aquecimento global.

"Os Estados Unidos estão comprometidos com este esforço e nós queremos apenas realmente assegurar que atuaremos juntos",Com isto senhor Secretário, deixe me dizer-lhe que seguiremos adiante e vamos nos afiliar ao consenso", disse Paula Dobryansky, chefe da delegação americana, em meio a aclamações e aplausos.

Em conseqüência do acordo de Bali, um novo pacto, que sucederá o Protocolo de Kyoto, vai ser negociado e assinado em 2009, no encontro anunciado pela ONU em Copenhagen.

Os Estados Unidos mudaram de posição por motivos políticos internos. Os americanos estão decepcionados com a atitude do Presidente Bush e do Partido Republicano, quanto ao desprezo às políticas ambientais. No momento, a maior preocupação da Casa Branca não é com o aquecimento global, nem como Protocolo de Kyoto, mas com a derrota do partido republicano nas eleições majoritárias de 2008. Com tranca em porta arrobada, não falta mais nada para que os Clinton voltem ao poder.


João Cruzué
para o Blog Olhar Cristão.


Nenhum comentário: