sábado, novembro 03, 2007

A terceira onda

Luther in Worms

João Cruzué

A visita do Espírito do Senhor aos corações dos homens é o maior privilégio que pode acontecer à humanidade de tempos em tempos. Duas ondas sacudiram a espiritualidade das nações, sendo uma delas no início do século XVI - com a Reforma; e a outra no início do século XX - com o Movimento Pentecostal. Estamos no começo do terceiro milênio e a terceira onda já está se aproxima.

A comemoração dos 490 anos da Reforma protestante - a primeira onda - em 31 de outubro de 2007, ainda é assunto predominante na mídia evangélica mundial. Da Reforma emergiram a Igreja Luterana, A Igreja Presbiteriana, os Anabatistas e os Anglicanos. E por causa dela aconteceu a Contra-Reforma dentro da Igreja Católica Romana. Junto com o fundamentalismo que ela trouxe, veio uma das maiores bênçãos que a humanidade ja experimentou - a produção em massa de livros a partir da máquina de imprimir de Gutemberg, cujo primeiro produto impresso foi o Livro dos livros, a Bíblia Sagrada.

Considero como a segunda onda da visita de nosso Deus aos corações dos homens no segundo milênio, o Movimento Pentecostal do início do século XX. Uns ainda dizem que é coisa do diabo outros que é uma completa heresia. Mas baseado no conselho de Gamaliel dado nos primórdios da Igreja Primitiva, os resultados por ela produzidos não foram malignos: em apenas uma década, um avivamento varreu o mundo de Norte a Sul, do Ocidente ao Oriente. Nós brasileiros não podemos negar a força que o pentecostalismo mostrou através de cristãos cheios da presença do Senhor atuando em duas vertentes: Igreja Cristã no Brasil e Igreja Assembléia de Deus. No caso da AD, começando entre os lares mais humildes no Norte e Nordeste brasileiros e deles se provendo de homens e mulheres capacitados pelo Espirito Santo que empreenderam viagens (alguns em "paus-de-arara") rumo as grandes Capitais: o Rio de Janeiro e São Paulo.

Outros movimentos apareceram em tempos mais calmos e também foram muito bem sucedidos, tais como o da Cura Divina, pela Igreja Pentecostal Deus é Amor e Igreja O Brasil para Cristo e um pouco mais tarde os ligados ao chamado Neo-pentecostalismo, cujas duas maiores representantes são a Igreja Universal do Reino de Deus do Bispo Macedo, e a de seu contra-parente Igreja Internacional da Graça de Deus - do Missionário Romildo R. Soares. As duas maiores tecnologias de massificação da pregação do Evangelho desta onda foram o Rádio e a Televisão.

Em 2007, estamos às portas de embarcar na terceira onda de evangelização a qual será a mais eficaz de todas pois vai adicionar velocidade à comunicação do Evangelho sem deixar de usar os meios providos por Deus da primeira - a imprensa, e da segunda - o Rádio e a Televisão. A tecnologia da terceira onda será a WEB a mídia que nasceu nos anos 50/60 dentro dos quartéis americanos nos tempos da guerra fria. No rank mundial de produção de conteúdo para a Internet a língua portuguesa está em quinto lugar. Primeiro vem o inglês, em segundo o mandarim e em terceiro o espanhol.

Qual é a situação da Igreja do Senhor neste início do Século XXI? Sinceramente diria, quanto ao Velho e Novo Continente ( Europa e América), que vejo o Vale de ossos secos descrito em Ezequiel capítulo 37. Vejo a situação, mas contemplo também a promessa de que estes ossos se ligaram e sobre eles virão os nervos, carne e principalmente a presença do Espírito do Senhor.

A terceira onda com a tecnologia disponível, e com a liderança do Espírito Santo, hoje pode levar o Evangelho de Jesus Cristo em questão de segundos aos quatro cantos da terra - incluíndo - a China, onde já foi providenciada emenda constitucional para permitir mais liberdade ao culto religioso, e entre eles o cristão. Então a oração que hoje vou fazer é a mesma do profeta Habacuque: "Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva ó SENHOR a tua obra no meio dos anos, e no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia" Habacuque. 3:2.

autor: João Cruzué
http://blogueiroscristaos.blogspot.com
cruzue@gmail.com



Nenhum comentário: