quarta-feira, outubro 24, 2007

Ética cristã na arte de blogar

O Norte!

João Cruzué
mensagem revisada

"Disse o Apóstolo Paulo " Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas elas covêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma". ICor. 6:12.

Irmãos, achei oportuno deixar por escrito alguns princípios que podem nortear nossa conduta cristã no uso desses maravilhosos espaços digitais que são os BLOGS. Com humildade venho dizer que pelo fato de estar aqui há cerca de uns quatro anos não me arvoro no direito de conduzir o arbítrio de quem quer que seja. Todavia, não quero omitir-me, pois sei que o tempo de falar é agora.

Somos cristãos e por isso temos uma responsabilidade pessoal com o SENHOR. Estamos aqui para fazer a diferença; para somar, para não perder tempo com querelas miúdas. Bom seria que os visitantes de nossas páginas sempre encontrassem assuntos construtivos, alegres que os surpreendessem e cativassem.

Sobre tudo o que devemos respeitar penso que em Mateus capítulo cinco pode estar nosso código de ética; ali três coisas chamam-me a atenção mais que as outras. A paz, o sal e a luz.

"Bem-aventurados os pacificadores, pois eles serão chamados de filhos de Deus. O significado disso para mim é: não estamos aqui para derramar "gasolina e acender fogo" sobre pessoas e instituições. Isso compete aos filhos do diabo, que têm prazer em ver defeitos e enxergar maldade em tudo ( como no Livro de Jó ) um verdadeiro supermercado de fel e amargura. Estamos aqui, sim, para construir e reconstruir algo. Um blog pode evangelizar e levar boas coisas para qualquer lugar do mundo, basta que se saiba ou aprenda inglês. Se perdermos o nosso tempo postando coisas ruins -- e assunto não falta -- além de afastar as palavras de Deus de nossa mente, vamos nos tornar homens e mulheres vazios, além causar asco e afugentar os visitantes.

"Vós sois o sal da terra (...) Vós sois a luz do mundo. O sal serve para duas coisas: conservar e dar um tempero equilibrado. A Luz e o sal são muito necessários hoje quando bilhões ainda estão nas trevas e outros na penumbra. Urge ter o devido cuidado antes de escrever alguma coisa, como por exemplo, fazer aquelas perguntas cristãs: isto é edificante? Vai alegrar a alma de alguém? Não coloquei um peso excessivo nas palavras? por ventura não estou difamando pessoas? Em tempo de tantas coisas ruins, já existem muitos porta-vozes para transmiti-las e devemos estar conscientes de não sermos porta-vozes malignos. Deve ser interessante ter um espaço particular para que possamos alertar e criticar construtivamente uns aos outros.
Precisamos assumir um compromisso de não postar qualquer coisa.

E, por fim, todo cuidado com a política com "p" minúsculo. As pessoas devem exercitarem-se politicamente por que há muitas injustiças e desequilíbrio social no Brasil. Mas daí, um blogueiro evangélico, usar um espaço abençoado e gratuíto desses para difamar, blasfemar, caluniar, expor pessoas ou instituições por mesquinharias políticas ou por vingança, poderia assumir um carapuça de Judas, que depois da canalhice tentou um arrependimento que não veio. De vez em quando é bom olhar o nível do óleo da graça, queridos!

Por que a foto da bússola? Os blogs são públicos; qualquer pessoa pode vê-los. Se elas não gostarem, a primeira impressão é a que vai ficar. Uma bússola mostra o Norte, e o Norte é para cima. Que nossos leitores sejam sempre surpreendidos com leituras agradáveis que os levem a sentir a presença de Deus. Devemos planejar nossas mensagens para que elas apontem para Cristo.

Para fazer a diferença, temos que desafiar-nos uns aos outros com o propósito do bom jornalista, sempre procurando por uma foto melhor, um assunto melhor, um português melhor, uma melhor forma de apresentação do blog. Mas, acima de tudo, não esquecer: nossa prioridade deve ser a publicação mensagens inspiradas e em segundo lugar o resto. Começar pode até ser fácil, mas o "fogo" precisa arder continuamente no altar do Senhor.

Com isto
vamos conseguir, dia após dia, o respeito das pessoas. Menos do que isso, seria chover no molhado e não valeria a pena .


autor: João Cruzué
Blog Olhar Cristão
cruzue@gmail.com


Map IP Address


Nenhum comentário: