segunda-feira, outubro 29, 2007

Entrevista com João Cruzué

João Cruzué

Entrevistado
Pelo Pastor Altair Germano

para a União dos Blogueiros Evangélicos.

UBE - União dos Blogueiros Evangélicos - Quem é o irmão João Cruzué ?

João Batista Cruzué, 51 anos, casado com a professora Cleo, têm duas filhas - Priscila e Aline, é mineiro de Ponte Nova, aceitou Jesus há 33 anos em São Paulo, foi batizado nas águas em 1975, na Represa do Guarapiranga, pela Igreja pentecostal Deus é Amor e com o Espírito Santo no mesmo ano, em vígilia no Tucuruvi. Graduou-se na carreira de Ciências Contábeis em 1985, pela Faculdade de Economia São Luís. Trabalhou por mais de 10 anos em contabilidade para empresas americanas e hoje é contador público de um hospital público do Município de São Paulo. É presbítero e já pastoreou uma Igreja durante seis anos; congrega desde 1977 na Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Durante dois anos e meio (2001 - 2003) trabalhou coletando literatura, principalmente Bíblias e Lições de EBD usadas, nas Igrejas da Zona Sul de São Paulo, tendo enviado mais de meia tonelada, pelo correio, para grupos informais (igrejas no cárcere) dentro de 31 penitenciárias do Estado de São Paulo. Criou-se na roça até os 18 anos de Idade, tempos que usou bastante (mas não gostava) da enxada, e à noite para pegar no sono, tinha o hábito da leitura, o que era feito à luz de lamparina de querosene.

Nasceu de uma família de agricultores extremamente católica e quando se converteu desgostou profundamente seus pais. Chegou a ser “convidado” por eles para sair de casa, o que precisou fazer. Serviu o Senhor como músico ( guitarrista) durante 14 anos, tocando e liderando bandas na Igreja; professor de EBD. Como jornalista evangélico, foi editor durante três anos do tablóide “Arauto Cristão” da Igreja Assembléia de Deus – Ministério de Santo Amaro-SP, ligado à JUADSA. O jornal era diagramado e impresso na Folha de São Paulo, na Alameda Barão de Limeira. Tem verdadeira paixão pelo uso da palavra de Deus na forma escrita, como meio de evangelização; teve o privilégio de ver seus pais, Sr. Melo e Dona Glória salvos e crentes na pessoa de Jesus, depois de 12 anos de orações, passou por 11 longos anos de desemprego, entre muitas outras coisas escritas em www.kruzue.blogspot.com .

UBE - Como foi seu primeiro contato com blogs?

João Cruzué - O Senhor encerrou meus 11 anos de desemprego abrindo-me uma porta de trabalho em um Hospital do Município de São Paulo, ao lado do mesmo Correio aonde eu postava as cartas de aconselhamento para presidiários. Neste Hospital, conheci muitos colegas entendidos em computadores e programas. Havia sempre algum computador dando “pau” e de problema em problema fomos adqüirindo esperiência tanto com as máquinas quanto com os programas. Os blogs foram um caminho natural, pois eu sempre gostei de computadores e da leitura de livros e jornais. Em 2003, quando comprei o primeiro computador, procurei dar os primeiros passos nos blogs disponíveis do provedor UOL sem muito sucesso.

Na verdade, vim compreender a importância de um blog, depois da atuação decisiva deles nas últimas três eleições americanas. Em 2004, logo após colocar a banda larga em casa, fui procurar alguma coisa gratuita e descobri o Blogger do Google. Todos nós tivemos alguma influência neste campo e o primeiro blog que examinei chamava-se “alegria de ler”, da professora Sônia da cidade de Santos. Considero como meu primeiro blog, um que procurei criar com o nome de “O Caminho”. Como seu domínio já estava registrado, então optei pelo mesmo nome em hebraico “bederek”. O segundo foi o atual "Olhar Cristão" dom endereço em www.cruzue.blogspot.com . Tempos depois, o destinei para coisas pessoais transferindo dezenas de postagems de lá para o domínio " Olhar Cristão" que estava disponível. Hoje tenho dezenas deles, alem de ter registrado oficialmente o site www.olharcristao.com.br. Resumindo, sou um autodidata que aprendeu escrafuxando. Um detalhe,tudo que aprendi sempre procurei compartilhar, prova disso é o antigo "Como Blogar" em http://comoblogar.blogspot.com .

UBE - Qual a importância dos blogs para o irmão?

João Cruzué - Depois que você se familiariza com a estrutura deles, seu manuseio torna-se fácil e rápido. Tratando-se dos blogs do Google (Blogger.com) além de serem gratuitos, não têm limite de quantidade por pessoa, o espaço dos posts é enorme e chego a dizer que você pode postar uma Bíblia inteira dentro deles.

Às vezes costumo brincar pedindo que me belisquem porque devo estar sonhando. Tenho blog com o Evangelho de João em vietnamês disponível para colegiais que usam computadores em cybercafés em Hanoi, dentro do Vietnã. Isto parece loucura mas é uma realidade. A maior importância de um blog para mim é que você consegue levar a palavra de Deus aonde ninguém pode ir. Por exemplo: você não consegue entrar em um prédio de apartamentos para distribuir folhetos e fazer evangelização pessoal; a violência em nosso país tornou as pessoas reclusas em suas próprias casas. Um blog com mensagens bíblicas é como um folheto digital. Se você ora antes de fazer suas coisas é muito provável que Deus as use no momento certo, para quem esteja precisando. A palavra de Deus no momento certo, diante dos olhos de quem precisa é meu objetivo principal. Além disso, sua velocidade é espantosa: em apenas dois segundos você pode deixar disponível a palavra de Deus para qualquer lugar do mundo, onde alguém pode acessar a WEB. Seus leitores são principalmente adolescentes e jovens.

UBE - Comente um pouco sobre o seu blog pessoal.

João Cruzué - passei por 11 anos de desemprego. Como um pai de família, foi extremamente doloroso passar por aquele vale sombrio. Eu aprendi naquele período a ser crente com os bolsos vazios, cheguei mesmo a agradecer a Deus quando comprava apenas meio quilo de café. Ser 100% dependente do Senhor é o que Ele quer – mas que nenhum de nós deseja, afinal oramos geralmente para ter conforto e sustento para evitar privações. Aquela temporada de lutas em lugar vergar minha cabeça para baixo teve um efeito contrário. Toda experiência de luta, todo testemunho que minha esposa e eu passamos juntos, eu os transformei em palavras, depois em em testemunhos os quais estão publicados em português para o Brasil e em inglês para que o mundo soubesse. O blog Olhar Cristão foi criado principalmente para compartilhar meu testemunho delutas e vitórias que o Senhor deu-me em meio às aflições da vida. Cada retorno que recebo ( e não foram poucos ) de alguém que escreve dizendo que leu uma mensagem no Blog Olhar Cristão e sentiu a presença de Deus, não tenho vergonha de dizer que me emociono e choro em saber que Jesus é bom apesar de ainda eu não estar escrevendo como gostaria.

UBE - Quais blogs acessa com maior frequência?

João Cruzué - Posso dizer que a “febre” dos blogs entre os evangélicos é recente. Agora eles estão em ascenção. Eu já estou na brecha há uns bons três anos e até recentemente não tinha mesmo o que acessar. Depois, conjecturei comigo mesmo que seria bom durante certo tempo não fazer mesmo tais acessos para não copiar estilos nem repercutir erros. Considero-me um blogueiro mediano, ciente de que ainda há muito que aprender, se é bom ou se o não é, um fato ninguém pode negar, meu estilo de blogar é próprio e original. A ilustração junto com a escrita vem dos tempos que editava jornal, li bastante coisa sobre "layouts" e segundo o Jornal Washington Post, uma foto ou ilustração em uma matéria por si só deveria transmitir a mensagem de todo um texto.

Como meu tempo junto a WEB restringe-se aos períodos noturnos e finais de semana não tenho o tempo necessário para fazer todas visitas que gostaria. Já visitei o blog "Como Viveremos" do irmão Valmir, o Belverede do Irmão Eliseu, o Blog do Irmão Altair Germano, o Pointrhema, gosto muito das poesias do “O Ágape” do Pastor Laerço de Maceió, vi por uma vez o Blog da Norma, o do Ciro Zibordi, o do Irmão Geremias do Couto – e para terminar, gostei muito das mensagens publicadas no Blog "Perfil Cristão" do Pr. Walter de Curitiba.

UBE - Quais as expectivas com o Blogueiros Evangélicos - UBE?

João Cruzué - É muito cedo para emitir uma opinião. Uma coisa porém é certa, o trabalho de garimpagem do irmão Eliseu tem produzido efeito. A WEB está para divulgar a palavra de Deus em escala mundial da mesma forma que a imprensa de Guttemberg esteve para massificar a produção de Bíblias na Alemanha e depois na Europa inteira. A igreja de satã usa a WEB, a prostituta também usa, a jogatina está lá, todas as grandes indústrias e os bancos estão lá, então todos os crentes que gostam de escrever estão convocados pelo Senhor Jesus para pregar o Evangelho da Salvação, independente das opinião de suas Igrejas, cujos pastores alegam que na WEB só existe pornografia. Devemos redobrar esforços para criar e incentivar a criação e o uso destes espaços GRATUITOS na mídia. A primeira etapa do caminho da UBE foi concluída com muito sucesso. Apesar de não estar ela sozinha nisto, creio que também há outro movimento tão atuante chamado Blogosfera Cristã ajudando a espalhar o mesmo fogo.

A segunda etapa já está começando. Tive a infelicidade de ler alguns comentários postados no blog da UBE trazendo roupa suja de uma Igreja para lavar ali, publicamente. Acho que devemos ter o devido cuidado e não deixar que o ambiente fique poluído por querelas de eleições passadas e rusgas de homens melindrados. Existe uma grande diferença entre o que se fala e o que fica escrito em um blog público. Todo comentário que não traz edificação para ninguém deveria ser excluído. Não se deve lavar a sujeira das roupas em blogs dito cristãos, porque as palavras podem ficar registradas ali por até 17 anos. Se a UBE agir com sabedoria diante destas querelas haverá um espaço enorme para avançar por causa da credibilidade. Eu afirmo que a credibilidade é como o CIMENTO das fundações e colunas de um edifício. Sem cimento não há firmeza e sem credibilidade não acontece a empatia para o crescimento.

UBE - Dê uma palavra para os blogueiros e para a blogosfera evangélica e faça suas considerações finais:

João Cruzué - Eu procuro blogar para a Glória de Deus. Como cada leitor gosta de uma coisa diferente também procuro variar. Desde os tempos do Jornal Arauto Cristão, aprendi um princípio desafiador que é o seguinte: “ A postagem de amanhã deve ser melhor que a de hoje”. Segundo, é muito importante estudar e aprender inglês porque mundo se comunica em inglês. Terceiro, não seja apenas um copiador de postagens dos outros, os leitores dos nossos blogs merecem boa leitura - de nossa autoria. Quarto, procure entender um pouco do Html da estrutura do seu blog, faça perguntas, desenvolva um "design" original, simples, porém de bom gosto. Recomendo dois pequenos programas para tratamento gráfico de fotos e criação de ilustrações - o próprio Paint do Windows, associado com um outro programa para trabalhar com molduras e sobrepor frases sobre fotos, o Paint Shop Pro. Irmãos, cuidado com a língua portuguesa, quanto a mim, estou sempre achando erros nas minhas coisas a cada nova leitura. Não me ofenderia de modo algum se alguém, mestre da língua, fizesse alguma crítica para que eu pudesse melhorar.

Por fim, quero agradecer a oportunidade que nos concederam, conscientes de que existem pessoas mais importantes para serem ouvidas. Também como sempre temos feito, queremos deixar o nosso endereço de e-mail à disposição de quem quiser comunicar-se conosco - cruzue@gmail.com

Um abraço sincero e a paz do Senhor!

Autor da Entrevista - Pastor Altair Germano
http://blogueirosevangelicos.blogspot.com


Nenhum comentário: